O ALTAR NA TRADIÇÃO CHINESA - Família

Um dos costumes tradicionais chineses que representa bem a sua cultura é o Altar. Esse elemento cheio de símbolos e significados demonstra claramente a importância que é dada aos que vieram antes de nós, na cultura oriental.


Altar com placa , incensos, 3 copinhos onde predomina a cor vermelha.

Se no passado os clãs construíam um santuário no pátio interno da vila, ou siheyuan, onde conviviam muitas gerações da mesma família, hoje, com a ultraurbanização e diminuição dos espaços, os altares passaram para a sala das casas. Na parede oposta à porta de entrada em local bem visível, em uma parede especialmente escolhida, são colocados os objetos tradicionais em disposição bem estudada. O altar da família é composto por pequenas placas com figuras ou dizeres, turíbulos para colocação de incensos, pratos com fruta, pequenos copos, flores e, claro, os retratos daqueles que já se foram.



Altar familiar elaborado com flores, frutas, retratos e estátuas.


Assim, pelo cuidado do altar, fica evidente a reverência e o respeito dedicados aos antepassados, lembrando-nos sempre que só estamos aqui hoje graças a eles.



“(...) - ... Agora venham que vamos saudar os nossos ancestrais. Entramos numa sala cheia de velas e incensos e (ela) nos apontou um quadro bem antigo com a imagem de um ancião:... (...) - ... pelo visto aqui na China eles gostam tanto de lembrar os antepassados que passam todas as histórias dos avós e tataravós de geração em geração. A família foi entrando na sala, tocando sinos e fazendo reverência aos retratos de seus ancestrais.”
(“Diário de Pilar na China” – Flávia Lins e Silva – Rio de Janeiro, Pequena Zahar, 2017)


Ao tentar apresentar a cultura chinesa para crianças, a autora dessa série de livros recorreu em primeiro lugar aos elementos mais significativos: família, lar e antepassados. Assim, de maneira bem simples compreensível até pelos pequeninos, fica clara a importância da família acima do individuo e do lar acima da moradia, pois é onde colocamos o nosso coração. E o altar é a prova física dessa reverência à história.


(Editoria fev-2022)



Artigos relacionados:


1. O Altar na tradição chinesa – Família

2. O ALTAR NA TRADIÇÃO CHINESA - Escolas Marciais Chinesas


613 visualizações